Tuesday, March 21, 2006

racismos!

No dia 21 de Março celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966. Em 1960 um dissidente do Congresso Nacional Africano e fundador do Congresso Panafricano, Mangaliso Sobukwe, promoveu uma marcha de protesto contra a Lei de Passe, implementada por holandeses e ingleses em 1908 para os homens e em 1958 para as mulheres. O objetivo dessa lei era o de controlar o livre trânsito da população negra. Essa lei exigia à população negra (83 porcento dos sul-africanos) que levasse um cartão de identificação quando estivesse fora da propriedade de seu patrão. Esse passe tinha dados como lugar de residência, de trabalho e uma permissão para estar fora desses lugares.

Em Coimbra a ‘população não branca’ – ai! a história dos conceitos - é, como seria de esperar, marcada pela academia: estudantes oriundos de diferentes países, uns na licenciatura, mas um cada vez maior numero de estudantes de pós-graduação.
No mestrado em que estou a estudar - Programa de Mestrado e Doutoramento "Pós-Colonialismos e Cidadania Global" - temos discutido de um modo muito capacitante as questões da racialidade. Pessoalmente tenho vivido momento de grande capacidtação pessoal...
Pelos meus interesses as questões relacionadas com o quotidiano e a discursividade e as identidades múltiplas de negr@s e homossexuais são uma entusiasmante área de reflexão…

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home