Tuesday, October 04, 2005

gaydar e a confusão

Um amigo - o cysne - mandou-me este texto sobre uma questão interessante: os contactos virtuais na net?
Leiam e comentem...

Estas coisas de conhecer pessoas no gaydar, ou noutro qualquer canal virtual de ciber encontros, trazem sempre segredos. Aparecem nas características de assumpção dos profiles das pessoas as seguintes descrições: Assumido, “Sim” ou “Não”, e “Não se aplica”.

Eu fico sempre um pouco confuso com isto.

O “Não” é simples e linear. Ninguém sabe, ou se souberem é muito pouca gente, um ou dois amigos mais íntimos e talvez uma pessoa da família, se tanto. Podemos contar que iremos encontrar uma pessoa com os seus próprios medos – quem os não têm? – e é questão de nos adaptarmos a eles.

O Não Se Aplica é que me deixa confundido! Como é um Não se aplica? Se for alguém transsexual, em que seja evidente o género anterior a que pertencia, tudo bem, não se aplica pois a visualização da pessoa em si deixa perceber a sua diferença, agora, naqueles que se auto intitulam um homem masculino e depois põem um Não se aplica põe-me à nora.

O Assumido é, no entanto, o que menos desvenda. Uns dizem que para serem assumidos basta assumirem-se para si próprios. Noutros, só sabem um ou dois amigos. Outros “toda” a gente sabe, e nestes há aqueles que: a) “nós não apareçamos no trabalho porque lá não sabem”; os que: b) “toda a gente sabe mas a família não pode saber”; os que c) juntam os dois: nem a família nem os colegas sabem, no que eu me questiono quem é o toda a gente? - Algumas vezes descubro que são as pessoas que frequentam as mesmas discotecas gays!; E os que, me baralham ainda mais: d) porque tirando o toda a gente, quem não sabe é a namorada ou, nalguns casos, a mulher! Portanto, como se vê, cada um define a assumpção à sua própria imagem. Por fim há os que são assumidos, como eu, porque não escondem a sua vida privada e fazem esclarecimentos nas escolas sobre homossexualidade, dão entrevistas, vão às paradas, etc. Ora, para os primeiros, estes, muitas vezes, não são assumidos: são propagandistas incómodos, exibicionistas, presunçosos, que acham que é fácil assumir-se e que toda a gente deveria ser como eles.

Resumindo, quando leio esta característica fico sempre na mesma! Um não assumido pode ser mais assumido do que um assumido, e um não se aplica é um mistério da natureza que ainda terei de desvendar!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

adorei o texto!

Tuesday, October 23, 2007 4:05:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home