Monday, July 18, 2005

etnografia e sentimentos!

Que o trabalho etnográfico mexe com os sentimentos do investigador e do investigado é coisa estabelecida por milhares de páginas escritas por etnógrafos e metodólogos sociais. Ao longo deste ultimos meses tenho lido bastante páginas sobre esta temática, bem como, tenho reflectido sobre a profusão de sentimentos e emoções que a minha investigação etnogeográfica me tem provocado…

Um dos lugares em que as emoções se têm cruzado comigo, é na leitura de outros textos, que tantas vezes nos vão deixando marcas metodológicas, teóricas ou epistemológicas. Esses textos são companheiros de algumas tristezas e alegrias no trabalho solitários do investigador… são esses textos que nos vão fazendo companhia dos dias que passam e que vamos construindo no quotidiano.

Há alguns meses comprei um livro que me chamou à atenção numa viagem pela net. Between Gay and Straight – understanding friendship across sexual orientation de Lisa M. Tillmann-Healy.



Num primeiro contacto com esta obra… fiquei com a ideia de que posteriormente valeria a pena um leitura atenta, mas que não seria algo prioritário para o meu processo de investigação actual.

Na semana passada, numa noite de maior insónia, precisava de uma leitura que me distraísse um pouco. Peguei no volume, branco e verde, e na esperança de encontrar uma leitura que me ensonasse comecei a ler…

Ao longo dessa noite li cerca de 80 páginas… afinal a obra envolveu-me… retirou o pouco sono que tinha e ficou marcando-me ao longo da ultima semana em que nos pedaços de tempo que fui construindo foram consumidos por essa leitura apaixonante…
A obra é um “brilhante” estudo sobre as relações de amizade entre “gays” e “hetero” e um apaixonante trabalho de “etnografia narrativa”.

Imperdível…

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home