Thursday, June 16, 2005

uma escola e uma paragem de autocarro

Ontem tive numa escola a falar durante mais de três horas sobre homossexualidade, homofobia e outras coisas que tal. Foi uma das minhas muitas idas a escolas secundárias ou profissionais ao longo dos últimos anos, mas a única até agora feita numa escola de Coimbra.

O convite partiu de um aluno homossexual da escola profissional ITAP, e integrado num módulo sobre Direitos Humanos, o que me satisfez. Na conversa inicial com o jovem ele falou-me da violência verbal de que é alvo na escola, da forma como se sente por vezes inseguro e pouco motivado para ir à escola… Questionei-o sobre a sua turma e as reacções do professores que ele classificou de muito boas… “mas os colegas da escola só sabem andar bocas!”

A sessão propriamente dita correu bem, se bem que algumas das perguntas do costume, (visibilidade e marchas, origem da homossexualidade) ficaram de fora…

No final quando voltava, juntamente com o Danyel, para o trabalho pensei de como os meus informantes, na sua maioria alunos do ensino superior.

Junto ao Estádio Cidade de Coimbra enquanto esperávamos um autocarro, eu o Danyel namoriscávamos quando olhamos para o outro lado da paragem de autocarro e sorrimos um para o outro. Do outro lado um casal lésbico namoriscava também, trocavam carinhos, beijavam-se…

Sorri para o Danyel e comentámos essa grande coincidência… mas uma realmente coincidência feliz que não pensei em ver assim no espaço público de Coimbra!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home