Saturday, June 11, 2005

o olhar dela, o casalinho e os outros - histórias de uma noite

No sábado passado - faz hoje uma semana - resolvi ir beber um copo ao Quebra Costas. Decidi-me a sentar num canto e observar enquanto escrevia as minhas notas de observação de campo. Era apenas mais uma noite naquele que é o espaço mais “gay-friendly” da cidade, a beber uns copos e… esperar pelo Danyel.




Cruzo-me com aquele olhar… aquele olhar feminino, observa tudo… tenta perceber o mundo que circula à sua volta. O seu quotidiano passa por este espaço… mas o seu olhar prefere o mundo que aqui circula…
Olha mas fecha-se sobre si… a cara é fechada, inexpressiva, daquele tipo de pessoas que nunca se dá aos outros. Entretanto o seu olhar olha para mim curioso, tenta perceber que escrevo eu no caderno. Sinto-me despido, observado, analisado… mas o olhar dela fascina-me!

Ela olha para mesa ao lado da minha. Também eu olhei para aquela mesa e vi os dois jovens que ali estavam sentados. Como estou ao lado, cumprimentos um deles (conheço-o de uma das tertúlias não te prives).
Enerva-me não ter comigo o inquérito.
Continuamos na conversa e falo-lhes do meu trabalho de investigação, do inquérito, das entrevistas, da observação de campo e de algumas das ideias centrais do estudo que estou a realizar.
Começamos a falar sobre eles e sobre a relação que mantêm.
- Conhecemo-nos à dois meses. Estamos a pensar viver junto durante o próximo ano lectivo. - referiu um deles
- E como se conheceram?
- Na net, pelo “gaydar”, mas depois do primeiro café não nos largámos mais...
- E então como tem sido? Estão felizes...
- Tem sido bom... nesta fase, temos ficado por casa. Sair para onde? Nesta cidade não há nenhum local onde se possa estar à vontade...é tão difícil sair com um namorado em Coimbra.
Acabam de beber a cerveja e saiem.
Ironia, a mesa onde estão é de novo ocupada por um novo casal gay... que olhou para mim com uma curiosidade!

Chegou o pessoal, - o Zé Luís e o Afonso, o Gustavo e o Luís com um amigo – e a animação continuou... A boa disposição contagiou a mesa.
A “bichice” foi a marca da noite... As brincadeiras, a alegria e boa disposição patente no olhar de muitos dos outros convivas no espaço do Quebra Costas. A noite enlouqueceu: um grupo de homossexuais junto, na sua maioria assumidos, numa mesa, naquele espaço, provocaram uma boa disposição contagiante. Nesta noite rimo-nos de tudo: das roupas, dos tiques, dos olhares... rimo-nos de nós mesmos...

Entre os acontecimentos da noite esteve um beijo trocado entre mim e o Danyel. O Gustavo perguntou logo se aquilo era coisa que se fizesse naquele local. Sem saber, ele expressou todo o questionamento que está por detrás dos modelos de visibilidade da homossexualidade na cidade de Coimbra.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home